Doces de Pelotas

A indústria doceira cresceu junto com Pelotas, graças à paixão dos primeiros imigrantes portugueses, a maioria vindos da região do Aveiro, famosa por seus ninhos, fios-de-ovos, babas-de-moça, camafeus, papos-de-anjo, canudinhos recheados e os pastéis de Santa Clara.
       As grandes empresas, dotadas de tecnologia moderna, e os pequenos fabricantes artesanais convergem no aproveitamento das tradicionais receitas familiares passadas de boca em boca através de gerações. Os portugueses abriram o caminho, logo seguido pelos imigrantes alemães e italianos que enriqueceram o cardápio de guloseimas com suas receitas.
       Os imigrantes que chegaram no início do século 19, dispondo de pequenas áreas, iniciaram o cultivo de pequenos pomares com sementes trazidas de Portugal, Alemanha e Itália.
       O clima subtropical úmido, com inverno fresco e suave, e o solo, favoráveis ao desenvolvimento dos pomares, contribuíram decisivamente para a consolidação da cultura doceira em Pelotas.

       Doces finos segundo a tradição entende-se "Doce Fino" por aqueles que são fabricados consoantes as tradicionais receitas trazidas pelas famílias portuguesas ou filhos de charqueadores que viajavam pela Europa e traziam consigo tais receitas. Por serem feitos com ingredientes caros ou raros em servidos somente em festas de alta classe, tornando assim uma especiaria que remete ao glamour, riqueza e prosperidade.
       Doces caseiros geralmente são confeccionados com frutas da época como banana, pêssego, morango, abóbora, e outros mais. Como doces caseiros podemos encontrar compotas, schimias ou geléias, doces cristalizados e doces em pasta.
       Compotas são doces preparados com frutas ou legumes inteiros, em calda rala. É uma forma de conservar as frutas de estação para consumi-las o ano inteiro. As compotas se conservam por muitos meses quando acondicionadas em vidros esterilizados e bem tampados e guardadas em geladeira; ou preparadas diretamente em recipientes próprios para compotas, encontrados nas casas especializadas em utensílios domésticos, cozidas em banho-maria hermeticamente fechadas.
       Schimias ou geléias são doces de frutas preparados para serem utilizados como coberturas de pães, bolachas e tortas.
       Doces cristalizados são frutos cozidos, mergulhados em calda de açúcar e água polvilhados com açúcar cristal.
       Doces em pasta é um doce feito com fruta, água e açúcar fervidos até obterem uma consistência que após esfriar possa ser cortado.
       Dê uma olhadinha nas delícias que esperam por você e resista se for capaz com estes maravilhosos doces pelotenses.

       RECEITAS DE DOCES


Abreviaturas usadas nas receitas
  • X - xícara de chá Doces receitas
  • x - xícara de cafezinho
  • C - colher de sopa
  • c - colher de chá
  • pt - pitada
  • cp - copo
  • can - caneca
  • +/- - mais ou menos
  • q.s. - quantidade suficiente

Página principal       Volta ao início da página