Lançamento da série Contos Gauchescos em Porto Alegre

Gaúcho

Prefeitos das cidades nas quais serão realizadas as gravações, autoridades da área da cultura, imprensa, parceiros e convidados reuniram-se no dia 9 de maio (2007), em Porto Alegre, no Átrio do Santander Cultural, às 19h30min, para acompanhar a apresentação da abertura da série de TV Contos Gauchescos - Simões Lopes Neto nas telas. O evento marca o início da gravação do primeiro episódio (o piloto fala da vida e obra do autor) - ao todo seis contos do escritor pelotense serão adaptados para a televisão e veiculados na TVE Piratini. TVE-RS
       A vinheta exibida na TVE, criada pelos artistas Danúbio Gonçalves e Maurício Santos, tem trilha executada ao vivo pelos músicos Sérgio Rojas (violão), Vítor Teixeira (piano) e participação especial de Renato Borghetti (gaita). Já o episódio piloto, que tem patrocínio da CEEE, Planalto Transportes e apoio da Prefeitura de Pelotas, terá direção assinada por Pedro Zimmermann.
       A segunda parte da adaptação, composta por seis episódios de ficção, deve ser gravada em Piratini e Sant'Ana do Livramento no segundo semestre deste ano, com direção de Henrique de Freitas Lima (de Concerto campestre). Esta etapa ainda está em fase de captação de recursos, mas adiantada, informam os produtores. A intenção é que os Contos Gauchescos tenham também uma versão cinematográfica de longa metragem, com montagem a partir da captação de imagens em alta definição para a série.

Elenco

Iniciativa da Cinematográfica Pampeana, TVE Piratini e Instituto João Simões Lopes Neto, a série Contos Gauchescos - Simões Lopes Neto nas telas pretende levar o universo de um dos maiores escritores regionalistas do país para a televisão. Serão transportados para a televisão os contos Trezentas onças, Os cabelos da china, Contrabandista, Jogo do osso, No manantial e Negro Bonifácio.
       O elenco será todo formado por atores gaúchos. Estão sendo cotados nomes como Júlia Lemmertz, Ittala Nandi, Leona Cavalli, Zé Victor Castiel, Sílvia Pfeifer, Daniela Escobar e Araci Esteves.

J. Simões Lopes Neto       Volta ao início da página