Museus

Museu Municipal Parque da Baronesa

Museu Municipal Parque da Baronesa Ocupa antiga residência dos Barões dos Três Cerros, adquirida pelo Coronel Aníbal Antunes Maciel em 10 de junho de 1863 e presenteada em 1864 a seu filho Aníbal, por ocasião de seu casamento com Amélia Hartley de Brito. O Parque de 7 hectares foi doado ao município em 1978 e o solar foi transformado em museu de costumes com o nome de Museu Municipal Parque da Baronesa no ano de 1982. Neste local encontramos registrada toda a opulência vivida por Pelotas durante o século XIX até o início do século XX. Valores e riquezas foram preservados num acervo que conta com objetos como: mobília de mogno, pratarias, esculturas, quadros, enxovais ricamente bordados, vestuário de época, leques, baús e bibelôs. As peças mostradas no museu fazem parte do acervo doado pela família Antunes Maciel, por Adail Bento da Costa, artista e colecionador pelotense, e pela coleção de Dona Antonia Sampaio.

      Endereço: Av. Domingos de Almeida, 1490.

Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter

Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter É um órgão do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas. Atua como plataforma de divulgação científica para a comunidade de Pelotas e região.
      O acervo do museu conta com numerosas espécies de aves, mamíferos, répteis e insetos, assim dispostos:
Coleção Entomológica, com cerca de 4500 animais;
Mosaicos Entomológicos, com três mosaicos formados por centenas de insetos que formam o desenho de fachadas de prédios históricos de Pelotas e de brasões, de autoria do próprio Carlos Ritter;
Coleção Ictiológica, não muito ampla;
Coleção Herpetológica, que consiste em uma série de répteis conservados de diversas maneiras;
Coleção Ornitológica, composta de mais ou menos 550 aves taxidermizadas;
Coleção Mastozoológica, composta por 40 peças taxidermizadas;
Coleção Paleontológica, composta por material fóssil;
Coleção Osteológica, que consiste em uma série de esqueletos de animais presentes na região.

      Endereço: Rua Santa Tecla, 576.

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo

É uma extensão do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas. Além, dos quadros de Leopoldo Gotuzzo, reconhecido como o mais importante pintor pelotense, o acervo também é composto por outros artistas nacionais e internacionais.
      Algumas das coleções, são:
Coleção Leopoldo Gotuzzo: Formada através de duas importantes doações; a primeira efetuada pelo próprio artista no ano de 1955 à Escola de Belas Artes de Pelotas e a outra, dirigida ao futuro museu, em cumprimento de cláusula testamentária depois da morte do artista. Integram esta coleção objetos de uso pessoal e 120 obras, entre pinturas e desenhos.
Coleção Dr. João Gomes de Mello Filho: Leva o nome de seu doador e foi entregue à Escola de Belas Artes em 1970.
Coleção Faustino Trápaga: Leva o nome de seu doador e foi entregue à Escola de Belas Artes por Bethilde Trápaga e Carmem Simões.
Coleção Ex-Alunos da Escola de Belas Artes: Constituída de obras premiadas e outras que participaram de exposições ao término de cada ano.
Coleção Século XX: Formada por doações isoladas, de artistas locais ou que tenham realizado exposições em Pelotas.
Coleção Século XXI: Em formação.

      Endereço: Rua General Osório, 725

Museu Histórico da Biblioteca Pública Pelotense Museu Histórico da Biblioteca Pública Pelotense

É um departamento da Biblioteca Pública Pelotense, entidade não governamental. Apresenta no seu acervo peças de mineralogia, numismática, filatelia, pinacoteca, escultura, arquitetura (maquetes), armas, documentos e jornais.

      Endereço: Praça Cel. Pedro Osório,103

Museu do Charque

Museu do Charque - Charqueada Santa Rita Localizado na Charqueada Santa Rita, seu acervo é composto por reproduções do artista plástico Danúbio Gonçalves, fotografias, objetos de época, livros e uma maquete de charqueada.
      As reproduções de Danúbio compõem a série de xilografias “Xarqueadas” produzidas no ano de 1953. O artista cedeu ao museu as gravuras e os desenhos, alguns a lápis, outros em bico de pena, sendo alguns aquarelados, de seus cadernos de estudos, que deram origem à série de gravuras, registros feitos a partir da observação do processo produtivo artesanal do charque na última charqueada em atividade em Bagé.

      Endereço: Estrada da Costa, 200

Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção

Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção Localizado na Granja Santa Helena no Laranjal, seu acervo está dividido nos seguintes setores: objetos; móveis e utensílios; vestuários; documentação histórica; fotografias. Reúnem um acervo raro, precioso no que se refere aos costumes e a história não só de Pelotas, mas do Rio Grande do Sul. Com sede na antiga casa de Helena Assumpção de Assumpção, no Balneário Valverde, construída no ano de 1943. Abriga o Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção, destacando-se entre as suas seções o Museu Histórico e o Memorial da Praia do Laranjal. Muitas atrações irão deixa-lo maravilhado e envolvido pela pitoresca história do lugar.

      Endereço:

Casa Museu Estância do Laranjal Casa Museu Estância do Laranjal

Antiga casa de estância transformada em Casa Museu, abriga em seu interior mobiliário original, objetos e documentos que nos fazem viajar no tempo e mergulhar no passado. Há um fogão do tempo do Império, carruagens e a capela, que são conservados com carinho para que possam ser apreciados pelos visitantes. Pertenceu ao Cel. Thomaz Luiz Osório, dono da sesmaria Rincão das Pilotas, recebida por ato de bravura da Coroa Portuguesa. Desta propriedade, antigamente com 13 mil hectares, saíram os revolucionários farroupilhas para atacar São José do Norte. Conta também com bela paisagem da Laguna dos Patos e sua mata nativa.

      Endereço: Av. Adolfo Fetter, 5000.

Museu Etnográfico da Colônia Maciel Museu Etnográfico da Colônia Maciel

Acervo referente à cultura colonial composto com objetos de uso pessoal, utensílios domésticos e de trabalho, maquinaria, equipamentos e fotografias.

      Endereço: Na zona rural, Vila Maciel, com acesso pela BR-392.

Museu Gruppelli

Museu Gruppelli Museu colonial que tem no seu acervo objetos, fotos, documentos que contam um pouco de como viviam os antigos moradores. Junto ao museu há um restaurante com comida típica colonial, hospedagem, espaço para lazer e atividades de contato com a natureza.

      Endereço: 7º Distrito - Quilombo, acesso pela BR-392, após o trevo para Morro Redondo.

Museu e Espaço Cultural do Saneamento

Caixa d'Água da praça Piratinino de Almeida O SANEP, órgão de saneamento de Pelotas, tem suas origens nos primórdios da cidade, uma vez que o abastecimento de água foi uma das primeiras iniciativas do poder público em 1871. O projeto de criação do museu tem como objetivo salvaguarda e todas as ações relacionadas ao Patrimônio Cultural da autarquia. Estão previstos salão para exposições, sala de estudos e auditório para palestras, debates, cursos, etc.
Patrimônio Material: Como exemplos temos os chafarizes, a caixa d'água (1875), documentos, plantas, relatórios, a bica (1944), placas, o canalete da Argolo (1929), fotografias, a hydráulica (1872), a sede do SANEP, a Estação de Esgoto (1929), hidrômetros, cabungos, etc.
Patrimônio Imaterial: A história e a memória dos serviços de abastecimento de água, a implantação do sistema de esgotos e a coleta do lixo, o chafariz desaparecido da praça da Matriz, as cacimbas e os poços, o trabalho dos aguadeiros e a presença de personalidades importantes no saneamento da cidade como Saturnino de Brito e Alfredo Lisboa.

      Enderço: Andrade Neves, esquina Pinto Martins.

Página principal       Volta ao início da página