Artinha de Leitura

Artinha de Leitura

Tesouro perdido de Simões Lopes Neto encontrado

       O original de uma cartilha de alfabetização escrita em 1907 e que jamais foi adotada pelo governo do Rio Grande do Sul é o mais novo tesouro assinado pelo escritor pelotense João Simões Lopes Neto a ser descoberto.

Depois de um século perdido o manuscrito intitulado Artinha de Leitura foi redescoberto quase por acaso e retornou para Pelotas. No mês passado, a historiadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Helga Landgraf Piccolo selecionava para doação parte de sua biblioteca de 5 mil exemplares, quando encontrou o livro de capa avermelhada, redigido a mão e comprado há 30 anos em um sebo.
       - Eu tinha o hábito de ser um "rato de sebo" e, na época, comprei o livro por saber se tratar de uma preciosidade. Hoje, fico muito feliz por saber que está no lugar certo: Pelotas - conta.
       Por intermédio da historiadora e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Beatriz Lorner (ex-aluna de Helga) o livro de 90 páginas chegou no dia 23 de outubro ao Núcleo de Documentação Histórica da UFPel onde foi digitalizado para facilitar o acesso.
       - Com certeza, essa obra será de grande valia aos pesquisadores da área da Educação, pois mostra como um dos maiores escritores brasileiros pensou o processo de alfabetização e a educação em sala de aula - analisa.
       Para o secretário de Cultura de Pelotas, Mogar Xavier, a descoberta de Artinha de Leitura põe fim a um dos grandes mistérios da vida e obra do escritor que, em 1904, deixou clara a intenção de escrever a cartilha.
       - É um achado maravilhoso, pois muitos acreditavam que esta obra estava no baú de algum colecionador ou completamente perdida - destaca.


A obra
       Artinha da Leitura foi escrita em 1907 (na casa onde hoje funciona o instituto erguido em nome do escritor, no centro de Pelotas) com o objetivo de ser uma cartilha de alfabetização adotada pelo governo do Rio Grande do Sul.
       Em 1908, o Conselho de Instrução rejeitou a proposta, e o manuscrito foi enviado à Secretaria do Interior, onde desapareceu até ser encontrado pela professora Helga Piccolo em um sebo de Porto Alegre.

GUIMARÃES, Álvaro. Tesouro perdido de Simões Lopes Neto encontrado. Zero Hora, Porto Alegre, p.41, 06 nov. 2008.

J. Simões Lopes Neto       Volta ao início da página