Lendas do Sul
O Angüera

O Angüera, enquanto foi pagão, chamava-se desse nome; era um índio grande, forçudo e valente; mas era triste, carrancudo e calado.

Quando os padres de Jesus entraram no sertão da serra, corridos que vinham de outros rumos, foi Angüera, o tapejara, que conduziu sem erro a companha; e quando os padres sentaram pouso, batizou-se.

E foi padrinho Mbororé, que era cacique e já amigo, muito, dos padres. O nome Angüera, pagão, ficou sendo Generoso, nome do cristão.

E foi como cobra que deixa a casca...

Angüera, que era triste, deixou a casca da tristura, e como Generoso, de nome bento, ficou prazenteiro.

E ajudou a botar pedra no alicerce de todas as igrejas dos Sete Povos. E durou anos esse ofício!... E ele, sempre risonho e cantador.

Um dia, chamou o padre-cura, confessou-se e foi ungido de óleo santo e morreu.

Generoso morreu contente, pois a cara de seu cadáver guardou um ar de riso; e foi muito chorado, porque tinha a estima de todos, por ser mui prazenteiro e brincador.

De forma que a sua alma saiu-lhe do corpo, de jeito alegre; e então, invisível, entrava na casa dos conhecidos, passeava nos quartos e salas, e para divertir-se fazia estalar os forros do teto e os barrotes do chão, e também os trastes novos, e os balaios de vime grosso; e se achava dependurada uma viola que fazia sonar o encordamento, para alegrar-se com a lembrança das suas cantigas, de quando era vivo e cantava...

Outras vezes assobiava nas juntas das portas e janelas, espiando por elas os moradores da casa; e quando os homens rodeavam a candeia, pitando, ou as crianças, brincando, ou as donas costuravam ou faziam nhanduti, o Generoso, - a alma dele, pro caso - soprava devagarzinho sobre a chama da luz, fazendo-a requebrar-se e balançar-se, que era para a sombra das cousas também mudar de estar quieta...

E muitas vezes - até os tempos dos Farrapos -, quando se dançava o fandango nas estâncias ricas ou a chimarrita nos ranchos do pobrerio, o Generoso intrometia-se e sapateava também, sem ser visto; mas sentiam-lhes as pisadas, bem compassadas no rufo das violas... e quando o cantador do baile era bom e pegava bem de ouvido, ouvia, e por ordem do Generoso repetia esta copla, que ficou conhecida como marca de estância antiga: sempre a mesma...

"Eu me chamo Generoso,
Morador em Pirapó:
Gosto muito de danças
Coas moças, de paletó..."

Lendas do Sul       Volta ao início da página