Doces de Pelotas Pelotas,
       Seja bem-vindo à versão virtual da Capital Nacional do Doce! Conheça seus pontos turísticos, história, tradição, costumes, eventos e venha conhecer pessoalmente o que Pelotas tem de melhor. Você se sentirá em casa, graças à hospitalidade do povo pelotense e vai adorar a rica variedade dos seus tradicionais doces.

       A CITRÖEN escolheu Pelotas como locação para o lançamento do Novo C3. A empresa procurava uma cidade com a "cara" de Paris e a escolha ficou mesmo com a Princesa do Sul. Veja o resultado.

     PATRIMÔNIO: O chamado centro histórico ganha uma nova identidade, quer via iniciativa privada ou governamental. Vários prédios estão em processo de restauração e outros já se encontram totalmente concluídos. A cidade ganha um poderoso produto turístico com seus prédios restaurados. Porém, infelizmente, há tantos outros que se encontram em total abandono, tanto por parte das autoridades, como por seus proprietários e pela ação dos vândalos, que não respeitam a história e o rico patrimônio de sua cidade natal. Além do Castelo Simões Lopes, localizado na zona sul da cidade, que se encontra abandonado, há a Estação Férrea, o Casarão dos Mendonça, do Barão de Azevedo Machado, entre outros. Não vamos entender tombamento patrimonial com tombamento no sentido mais literal da palavra!

       O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) lançou uma campanha para combater o comérico ilegal de bens culturais, bem como os atentados contra os bens tombados, que serão julgados como crimes contra o patrimônio nacional. Para denuncias anônimas, ligue (53) 3281-2244 ou (21) 2262-1971. Informações podem ser obtidas pelo e-mail bcpemov@iphan.gov.br ou pelo site www.iphan.gov.br.

       O filho mais ilustre de Pelotas, João Simões Lopes Neto João Simões Lopes Neto ultrapassou os limites do regional para atingir a universidalidade, sem perder sua identidade gauchesca. Ele desenhou sua obra com perfeição. Não há peão por este Rio Grande afora que não conheça um conto de Simões Lopes Neto. O jeito de estar, de ser, de viver de seu povo, na figura de Blau Nunes prova isso. Sua obra com certeza é um clássico que você, se não leu ainda, tem a oportunidade de ler agora. Aqui você encontrará o "Cancioneiro guasca ", "Contos Gauchescos", "Lendas do Sul", "Casos do Romualdo", "Balas de Estalo", triolés publicados no jornal "A Pátria" a partir de julho de 1888, o conto "A Recolhida", além do folhetim "A Mandinga", escrito entre 15 de outubro e 14 de dezembro de 1893, publicado originalmente no "Correio Mercantil".

Previsão do tempo

       
Creative Commons License
Pelotas by Ubirajara Buddin Cruz is licensed under a Creative Commons License 2.5 Brasil
© ®1995/2012


Volta ao início da página