Laçador Antonio Caringi, o escultor pelotense é considerado o maior estatuário da história da arte no Rio Grande do Sul. Embora a maioria das biografias de Caringi e segundo ele próprio ter avalizado nas publicações a data de nascimento como 18 de maio, o pesquisador Rodrigues Till, buscando informações sobre o escultor, descobriu que no Serviço Registral de Pessoas Naturais - 1a. Zona de Pelotas, o mais antigo cartório da cidade, consta um registro segundo qual Antonio Caringi (nome que era também o do pai) não nasceu em 18 de maio, mas em 25. Em livro sobre o escultor, Rodrigues Till publica a íntegra da certidão. No documento informa-se textualmente que "aos vinte e seis de maio de mil novecentos e cinco" (...) "compareceu Antonio Caringi, commercio, cazado com Josephina Sicca declarou que: sua mulher hontem, as seis e meia horas da manhã, deu a luz uma creança do sexo masculino, a qual chama-se Antonio Caringi". Oficialmente, ou seja, no papel, o nascimento é 25 de maio de 1905.
Banhista        São dele, entre outras obras, a Estátua do Laçador, um dos símbolos de Porto Alegre, e o Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha. Nos dois casos, Caringi conquistou a condição de produzi-los em concurso público. O Monumento ao Imigrante, de Caxias do Sul, a estátua eqüestre de Bento Gonçalves, em Porto Alegre e o monumento em homenagem ao Soldado Farroupilha, também conhecido como o Bombeador, na Praça Vinte de Setembro, aqui em Pelotas, também são obras de destaque. A foto desta página foi manipulada digitalmente para tirar as pichações que os vândalos fizeram no monumento. Lamentável!
       Nascido em Pelotas, Caringi fez estudos primário e ginasial em Bagé, transferindo-se depois a Porto Alegre, onde bacharelou-se em Ciências e Letras e foi acadêmico de Engenharia também. Em 1928 embarcou para a Europa, onde aprimorou sua técnica como escultor, principalmente na Academia de Belas Artes de Munique. Paralelamente às atividades artísticas, exerceu cargos diplomáticos na Itália, Dinamarca, Suécia, França, Turquia e Grécia. Além das obras citadas, podemos encontrar seus trabalhos em logradouros e pinacotecas em diversos Estados, entre eles Bahia e Rio de Janeiro, mas a predominância é no Rio Grande do Sul. Foi um dos mais premiados artistas do Estado. Morreu em 30 de maio de 1981.

Página principal       Volta ao início da página